Se você é mãe ou pai (e não é a Virgínia ou o marido dela), a realidade da maternidade e paternidade vai te mostrar que o controle total da rotina é uma ilusão.
A ideia de ter tudo sob controle começa a se desfazer nos primeiros dias e perdura por meses (ou anos) e, se você não se cuidar, pode se frustrar ao perceber que não consegue fazer tudo como antes.
Muita gente fala sobre esperar estar financeiramente estável para ter filhos, mas o que realmente precisa ser planejado é como ter tempo livre. Afinal, os primeiros anos de vida de uma criança podem literalmente desestruturar qualquer plano de “rotina perfeita”.
Isso não significa que você deva abrir mão de tudo, mas é fundamental decidir o que é realmente essencial na sua vida nesse momento (mais do que em qualquer outro).
Não deixe a ansiedade tomar conta de você, pois essa fase é temporária. Sua prioridade agora é cuidar desse serzinho que chegou ao mundo e precisa aprender muitas coisas.
Porém, não se esqueça de cuidar de si mesmo! Alimentação natural (evitando industrializados) e movimentação, nem que seja uma caminhada rápida com o cachorro, devem sempre fazer parte da sua rotina.
Os cursos de gestão de tempo por aí não são feitos para mães e pais comuns
Com tanta gente por aí compartilhando métodos sobre gestão de tempo, produtividade e mais, percebi que, depois da maternidade, não me identifiquei com nenhum deles.
Como pais, já temos muitas demandas e cobranças externas que geram uma pressão imensa. Os tipos de metas propostas por tutoriais e cursos muitas vezes só aumentam a ansiedade.
Foi assim que, no ano passado, depois de retornar da licença-maternidade e perceber na pele que nem todos têm as mesmas 24 horas, resolvi criar meu próprio método, que, se fosse colocar em um curso online, chamaria de MSP: Método Sem Pressão, para ficar bem clichê. Risos.
O que boa parte desses cursos de gestão de tempo fazem é complicar as coisas para poder cobrar por isso (ou criar uma motivação placebo), mas, acredite, as soluções das nossas vidas são mais simples do que se imagina. Principalmente se você sabe onde quer chegar. Por isso, vou te falar o que fiz, sem te cobrar nada em troca.
Para vender curso ou livro, o influencer vai te dizer que ter uma mentalidade simples fará você ter um vida medíocre e para ter resultados extraordinários você precisa de uma rotina extraordinária, como as dos milionários. Alguém ainda cai nessa conversa?
A cultura das redes sociais e influenciadores nos faz acreditar que para conquistar qualquer coisa precisamos nos pressionar ao máximo, até mesmo sacrificando o lazer e a família. Mas, na prática, isso só gera mais estresse e cansaço.
Não podemos subestimar os momentos de descanso — principalmente o sono, que é fundamental para nos reenergizar e realizarmos nossas atividades no dia seguinte, como bem abordado no livro Mude seus horários, Mude sua vida. Muito menos nossas relações.
A ideia é simples: basta parar de perder tempo com bobagens, fazer o que precisa ser feito com foco total, dentro dos horários estabelecidos, e manter a constância. Se algo não foi realizado como planejado, não se martirize! Esqueça o que não aconteceu e siga em frente mantendo sua intenção. Só de se preocupar em estar no caminho certo, você já está muitos passos à frente.
O que estou fazendo para organizar minhas metas para 2025
Em vez de definir metas rígidas com números pré-determinados, criei um vision board com imagens que me inspiram e representam o que desejo alcançar neste ano. As imagens podem não fazer sentido para vocês, mas para mim são uma maneira de visualizar um ano perfeito, com objetivos concretos, mas flexíveis.

Além do vision board, estou repetindo algo que fiz no ano passado e que realmente me ajudou: escrever um texto curto no final de cada mês, refletindo sobre o que aconteceu e como posso melhorar no mês seguinte.
Esse exercício me ajuda a colocar as ideias no papel, a visualizar melhor minha jornada e abrir espaço para uma meditação sobre minha evolução. Ao final do ano, reler essas anotações vai mostrar o quanto eu cresci — tudo com apenas um caderno ou um arquivo no Notion (que é gratuito!).
Ps.: há algum tempo, decidi deixar o planner de lado, pois estava gastando mais tempo preenchendo do que realmente organizando minha rotina. Hoje, uso o Google Calendar, que é gratuito e super prático. Com ele, consigo compartilhar compromissos com outras pessoas, reunir tarefas e eventos em um único lugar e ainda configurar tarefas recorrentes. Isso é muito mais eficiente do que no planner, onde eu tinha que escrever todo mês compromissos como “pagar condomínio”, “vencimento do cartão” e “pagar plano de saúde”. Ainda integro o calendário do trabalho com o pessoal para organizar melhor minha rotina.
Recentemente, reli minhas reflexões de 2024 e me orgulhei do que consegui superar.
Um exemplo: revendo minhas tarefas relevantes, optei por parar de fazer aulas de inglês, o que foi frustrante na época. Mas, ao invés de me cobrar por isso, inseri a leitura em inglês na minha rotina, mantendo o idioma ativo no meu cérebro.
No início, parecia que não iria evoluir, mas no final do ano percebi que, ao manter o inglês de forma espontânea, estava aprendendo sem forçar minha rotina.
Então, resumidamente, minhas duas estratégias para 2025 são:
- Vision board: imagens que representam meus objetivos para o ano.
- Avaliação mensal: uma visão geral do mês, refletindo sobre o que foi feito e como posso melhorar no próximo mês.
Espero que essas ideias te ajudem a organizar suas metas para 2025 sem pressão.
Lembre-se: o importante é manter o foco na vida offline e não se perder nas distrações das redes sociais.
Uma conversa com a família, um encontro com amigos, brincar com os filhos, caminhar no parque ou ler um livro sempre será mais importante do que qualquer notificação de um app bobo ou estreia de filme.
Se você acha que essa mensagem pode ser importante para alguém, compartilhe!
Imagem: Pexels


Deixe um comentário